fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Toyota bZ4X: primeiro 100% elétrico da marca japonesa chega a Portugal

A Green Future AutoMagazine esteve na apresentação em Portugal do primeiro elétrico a bateria da Toyota, o bZ4X, que teve lugar ontem, 17 de novembro, em Lisboa.

Líder há já oito anos no mercado dos veículos híbridos, a marca japonesa inaugura agora, com este SUV, a linha bZ (beyond Zero), uma linhagem de automóveis 100% elétricos, que espera produzir em exclusivo a partir de 2035.

A Toyota afirma que este é o primeiro modelo Toyota desenvolvido a partir de “uma folha branca”, especificamente para ser um elétrico a bateria. É também o primeiro modelo construído sobre a plataforma dedicada para BEV e com base na filosofia e-TNGA, desenvolvido em conjunto pela Subaru e Toyota.

Incorpora a bateria como parte integral do chassis, por baixo do piso do veículo, o que, segundo a Toyota, permite obter um baixo centro de gravidade, maior equilíbrio entre a frente e traseira, e elevada rigidez da carroçaria.

Para já, está disponível apenas a versão monomotor, de tração frontal, com uma potênca de 150 kW (204 cv). Com binário de 265 Nm, acelera dos 0 aos 100 km/h em 7,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 160 km/h.

A partir do último semestre de 2023, a gama bZ4X incluirá uma segunda versão, com tração integral proporcionada por dois motores elétricos de 80 kW (potência combinada de 218 cv). O binário será aqui de 337 Nm, para uma aceleração 0-100 km/h em 6,9 segundos. A velocidade máxima mantém-se nos 160 km/h, limitados eletronicamente.

As duas versões partilham a mesma bateria de 71,4 kWh, que na versão monomotor permite uma autonomia máxima (WLTP) de 511 km (até 682 km em ciclo urbano), e na versão bimotor deverá rondar os 500 km (665 km em ciclo urbano).

O carregamento completo demora cerca de 31 horas com uma ligação doméstica padrão (10 A), que é reduzida para 6,5 horas com a wallbox trifásica de 11 kW. O acesso a um ponto de carregamento rápido com potência de 150 kW permite, por sua vez, carregar a bateria até 80% em 23 minutos. Os cabos de carregamento doméstico e Mennekes (tipo 2) estão incluidos de série.

A nível estético, o SUV apresenta-se com um design distintivo, marcadamente robusto. A Toyota destaca a frente agressiva, que a marca afirma recordar um tubarão-martelo, as óticas dianteiras e traseiras com assinatura ‘bz’, os arcos das rodas pronunciados a cor preta.

O Toyota bZ4X apresenta-se com três níveis de equipamento. A versão base Exclusive (a partir de 52.990 euros para a versão monomotor), inclui, entre outros, jantes de 18 polegadas em liga leve, ecrã multimédia de 8 polegadas, câmara auxiliar traseira, retrovisor interior eletrocromático, porta da bagageira elétrica, sensores de chuva e de luz e pré-instalação para reboque. Os sistemas de apoio à condução incluem Cruise Control adaptativo, aviso de saída de faixa de rodagem, reconhecimento de sinais de trânsito e luzes de máximos com controlo automático.

O nível de equipamento Premium (desde 56.190 euros) acrescenta um ecrã de 12 polegadas, carregador de smartphone sem fios, vidros traseiros escurecidos, spoiler traseiro, bancos parcialmente em pele sintética, banco do condutor com deslizamento e apoio lombar elétrico e bancos dianteiros aquecidos, além de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Finalmente, a versão superior Lounge (a partir de 61.590 euros), acrescenta à lista de equipamentos as jantes de 20 polegadas, bancos totalmente revestidos com pele sintética, banco do condutor automático com memória, teto panorâmico com abertura elétrica, pintura de dois tons, pinças de travão em cor azul, sistema de som JBL, bancos dianteiros e traseiros aquecidos e câmara panorâmica 360º.

Show More