fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Automobili Pininfarina Battista hyper GT: o elétrico mais rápido do mundo?

O fabricante italiano Automobili Pininfarina revelou os dados de desempenho homologados do Battista hyper GT, o seu novo ‘hipercarro’ elétrico.

Os dados foram registradas e verificados em Nardò, Itália, como parte de programa global de testes e desenvolvimento que teve lugar no início deste ano, e revelados na estreia dinâmica do Battista, que aconteceu recentemente no Autódromo do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

A Automobili Pininfarina declara que o Battista é automóvel mais potente projetado e construído em Itália, com um nível de desempenho inatingível para qualquer automóvel desportivo atual, equipado com motor de combustão interna.

Cada unidade do Battista hyper GT é construída artesanalmente no Battista Atelier, em Cambiano, Itália. Limitado a um máximo de 150 exemplares, integra uma bateria de 120 kWh que alimenta quatro motores elétricos – um em cada roda – com uma potência combinada de 1.900 cv e binário de 2.340 Nm. A autonomia WLTP é de 476 km – recorde para um hipercarro elétrico.

Os dados de desempenho agora revelados pela Automobili Pininfarina registam uma aceleração de 0 a 100 km/h em 1,86 segundos, e até 200 km/h em 4,75 segundos. A velocidade máxima é de 350 km/h.

Um carro tão rápido exige uma capacidade de travagem concomitante, de acordo com a marca italiana, que reivindica para o Battista o recorde de automóvel elétrico com melhor travagem: de 100 a 0 km/h em 31 metros.

Sobre o Battista, Paolo Dellacha, diretor de Engenharia da Automobili Pininfarina, afirma: “Estou orgulhoso de que o nosso novo hiper GT elétrico cumpra as promessas que fizemos quando estabelecemos o nosso plano de desenvolvimento. No Battista alcançámos um desempenho além das nossas metas originais.

Dellacha explica que o resultado se deve a uma distribuição de peso “perfeitamente otimizada” e um baixo centro de gravidade. A combinação do chassis personalizado e suspensão ajustável, pneus e vetorização de binário dos quatro motores permitem que o Battista seja o automóvel legalizado para circular em estradas públicas com a aceleração mais rápida do mundo.

“O incrível conjunto técnico do Battista inclui um sistema de travões de carbono e cerâmica, que ajudam o hiper GT italiano a tornar-se o carro elétrico com a travagem mais rápido do mundo. Os nossos clientes exigentes aqui nos Emirados Árabes Unidos ficaram impressionados com a experiência de condução do Battista, que é tão impressionante quanto o seu design premiado”, conclui o diretor de Engenharia da Automobili Pininfarina.

Cada Battista exige mais de 1.250 horas de trabalho artesanal. Os clientes podem escolher entre níveis quase ilimitados de esquemas de cores e acabamentos internos – mais de 128 milhões de combinações possíveis –, além das combinações de cores externas com detalhes personalizados.

O Battista também apresenta uma paisagem sonora única, Suono Puro, que complementa a experiência de condução, podendo ser personalizada através de um dos cinco modos de condução – Pura, Calma, Energica, Furiosa e Carattere –, de acordo com as preferências do condutor.

Com preços a começarem em 2,2 milhões de euros, excluindo impostos, a estreia dinâmica nos Emirados Árabes Unidos aconteceu depois da introdução do Battista na Arábia Saudita. A Automobili Pininfarina refere que trabalhou com parceiros locais para desenvolver as atividades em cada país.

Show More