fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Primeiro Abarth elétrico “é melhor” do que versão a gasolina

A Abarth lançou recentemente o seu primeiro automóvel totalmente elétrico, o Novo Abarth 500e.

A divisão de performance da subsidiária italiana do grupo Stellantis, conhecida pela sua associação aos modelos da Fiat, afirma que o Novo Abarth 500e – que tem por base o Novo Fiat 500e – é o Abarth “mais reativo e excitante” na cidade e o “mais rápido e agradável” fora dela.

De acordo com a empresa de Turim, a arquitetura elétrica é superior do que a gasolina em virtude de uma melhor distribuição de peso, maior binário e uma maior distância entre eixos.

“O Novo Abarth 500e é um dos lançamentos mais emocionantes da história da marca: um grande novo acréscimo à gama Abarth. Gosto de pensar nele como uma família, pelo que a nossa base de fãs estará envolvida em cada passo da nossa jornada de eletrificação. Podem perguntar ‘porquê elétrico?’ Bem, basicamente, a performance levou-nos a fazê-lo: de facto, cada alteração feita no Abarth tem a ver com a obtenção da melhor performance de condução. Foi exatamente assim que o nosso fundador, Carlo Abarth, sempre o fez. Portanto, desse ponto de vista, digamos que nada mudou: melhor aceleração, melhor comportamento e mais diversão. E depois temos também a lendária assinatura da Abarth: a sua sonoridade”, afirmou Olivier François, CEO da Fiat e da Abarth e CMO Global da Stellantis.

O Novo Abarth 500e apresenta-se com um motor elétrico de 113,7 kW (155 cv) de potência e binário de 235 Nm. Acelera dos 0 aos 100 km/h em sete segundos – a melhor aceleração da classe, de acordo com a marca.

Em ambiente urbano, é 1 segundo mais rápido na aceleração do que o Abarth a gasolina mais potente, o 695, o que significa um acréscimo de velocidade 50% mais rápido de 20 a 40 km/h.

É também mais rápido fora da cidade, acelerando de 40 a 60 km/h em 1,5 segundos – segundo a Abarth, “muito mais rápido” do que a versão a gasolina, que perde cerca de 15 metros ao atingir 60 km/h um segundo mais tarde.

Finalmente, em estrada aberta, o Novo Abarth 500e totalmente elétrico executa manobras de ultrapassagem mais rápidas do que a versão a gasolina, atingindo a velocidade de 100 km/h (a partir dos 60 km/h) quando o seu homólogo a gasolina circula (ainda) a 91 km/h – uma diferença de aproximadamente um segundo.

A distância de eixos mais longa do Novo Abarth 500e e os eixos mais largos, assim como um “melhor equilíbrio entre estes” permitem, segundo a Abarth, uma condução mais dinâmica, com uma resposta mais rápida e, em curva, melhor entrada e maior velocidade de passagem e de saída.

Estão disponíveis três modos de condução, orientados para o desempenho. O modo ‘Turismo’ permite uma aceleração mais suave e uma potência mais baixa (potência máxima de 100 kW, binário de 220 Nm) para uma experiência de condução mais eficiente. O modo ‘Scorpion Street’ oferece a potência total, ao mesmo tempo que maximiza a regeneração em travagem. Finalmente, o modo ‘Scorpion Track’ é o escolhido para máxima performance.

Para o seu primeiro elétrico, a Abarth vai também ‘revolucionar’ a experiência de cliente, que será agora totalmente online, “em linha com a estratégia de simplicidade e satisfação do cliente da marca do escorpião. Os clientes poderão escolher o modelo e reservar o seu automóvel em “alguns minutos”.

A nova experiência de compra online teve início a 22 de novembro com a edição de lançamento, denominada ‘Scorpionissima’. Uma fase exclusiva de pré-reserva de um mês será dedicada apenas aos membros da comunidade Abarth, recompensa pelo seu envolvimento na cocriação do Novo 500.

Show More