fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Munro MK_1: o melhor jipe elétrico do mundo?

A Munro Vehicles revelou oficialmente o MK_1, um 4×4 elétrico que a startup escocesa afirma ter projetado para durar mais de 50 anos. Segundo a marca sediada em Glasgow, este será o primeiro automóvel produzido na Escócia em mais de quatro décadas.

Os clientes do MK_1 poderão optar entre dois níveis de potência – 220 kW e 280 kW –, e duas opções de bateria – 61 kWh e 82 kWh. Esta última, de acordo com a Munro Vehicles, permite uma autonomia de cerca de 300 km e até 16 horas de operação off-road com uma carga completa.

Ao contrário da maioria dos automóveis elétricos atuais, equipados com motores elétricos de fluxo radial, o Munro MK_1 apresenta-se com motores de fluxo axial. Apesar de mais caros, os engenheiros da startup escocesa justificam a escolha por permitir uma melhor distribuição de peso entre a dianteira e a traseia, e pela melhor capacidade fora-de-estrada.

“Um benefício adicional do motor de fluxo axial é que gera níveis de binário excepcionalmente altos quando funciona em sentido inverso. Quando o Munro está no modo ‘Drive’, levantar o pé do acelerador fornece um grau de travagem regenerativa por meio da resistência do motor elétrico. Na configuração ‘Off-Road’, a frenagem regenerativa é muito mais pronunciada. Isso permite que o veículo seja conduzido no modo one-pedal e fornece uma função de descida de colinas altamente eficaz, para aumentar a segurança e o desempenho off-road“, explica Ross Anderson, cofundador da Munro Vehicles e responsável pelo desenvolvimento do grupo propulsor.

O MK_1 atinge uma velocidade máxima de 130 km/h e, com a motorização mais potente de 280 kW (380 cv), acelera até aos 100 km/h em 5 segundos. Com um binário máximo de 700 Nm (até 80 km/h), apresenta-se com uma capacidade útil de carga de 1.000 kg e uma capacidade de reboque de 3.400 kg.

Tendo desenvolvido o MK_1 para “durar várias décadas”, a Munro compromete-se a substituir a bateria do veículo quando esta atingir o final da sua vida útil. Ross Anderson afirma que isto permitirá garantir o seu valor futuro, adiantando que o fabricante escocês pretende estabelecer parcerias com empresas especializadas em reutilização e reciclagem, de forma a recuperar o valor residual das baterias e adotar a mais recente tecnologia a custos razoáveis.

A produção do MK_1 terá início em 2023, nas instalações atuais da empresa em East Kilbride, Glasgow. Serão aqui construídas artesanalmente as primeiras 50 unidades, para satisfazer as encomendas que a Munro afirma já ter recebido de clientes no Reino Unido, Suíça, Dubai e Santa Lúcia.

Em 2024, a empresa pretende deslocar-se para novas e maiores instalações no centro da Escócia, criando 300 novos postos de trabalho e escalando a produção para 250 unidades por ano. A Munro espera mais tarde atingir níveis de produção anuais próximos de 2.500 unidades.

Show More