fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Geely lança nova marca elétrica ‘premium’

A Geely, empresa chinesa que detém a Volvo e a Polestar, anunciou o lançamento de uma nova marca de veículos eletrificados “de ponta”, denominada Geely Galaxy.

A apresentação teve lugar num evento que a Geely realizou ontem em Hangzhou, no qual revelou também o primeiro automóvel da nova marca, o SUV híbrido plug-in Galaxy L7, que chegará ao mercado já no segundo trimestre de 2023, assim como o concept sedan elétrico a bateria Galaxy Light.

A Geely Galaxy deverá lançar, no total, sete novos modelos de veículos nos próximos dois anos. Destes sete novos produtos, quatro serão modelos híbridos plug-in de longo alcance, incluindo o Galaxy L7 SUV e o sedan L6 – este último com estreia marcada para o terceiro trimestre do ano. Os restantes três modelos serão totalmente elétricos, sob a linha Galaxy E, com o primeiro, o Galaxy E8, programado para entrega no quarto trimestre de 2023.

Galaxy Light

Os automóveis Galaxy utilizam a arquitetura modular CMA, desenvolvida conjuntamente pela Geely e pela Volvo, que também serve de base, entre outros, aos modelos Volvo XC40 e Polestar 2. Serão também os primeiros a utilizar o sistema de segurança de bateria Aegis da Geely, que previne impactos diretos na bateria em situações de colisão e, em conjunto com o sistema de computação central ligado à cloud Wise Star do veículo, antecipa fugas térmicas e outros problemas, aumentando a vida útil da bateria em 20%.

No lançamento da marca Galaxy, a Geely também apresentou a última geração do seu motor híbrido dedicado NordThor, o NordThor 8848. A empresa adianta que o sistema alcançou uma eficiência térmica máxima de 44,26% e utiliza o primeiro sistema preditivo de gestão de energia, que permite melhorar até 15% a economia de combustível.

Emparelhado com uma transmissão dedicada de três velocidades, forma o grupo motriz híbrido que será estreado no Galaxy L7, permitindo a este SUV atingir uma velocidade máxima de 200 km/h e cumprir o sprint 0-100 km/h em 7,5 segundos. O consumo de combustível médio em condições reais para o L7 foi medido 5,23 l/100km, permitindo-lhe percorrer 1.370 km com um tanque de combustível.

Galaxy L7 PHEV

A Geely apresentará “oportunamente” a gama de baterias para os modelos 100% elétricos da Galaxy.

Na cerimónia realizada ontem, a Geely também apresentou o seu novo sistema operativo Galaxy N-OS, desenvolvido de acordo com a estratégia Smart Geely 2025, que se foca em chips desenvolvidos pela empresa, sistemas operativos próprios, computação cloud e redes de satélite.

O sistema operativo vai equipar já os primeiros modelos da Galaxy e, de acordo com a Geely, tem o tempo de inicialização mais rápido da classe, atingindo a prontidão operacional em 0,5 segundos.

A Geely avança também que a rede de satélites da sua holding (Geely Holding Group), permite que os veículos Geely Galaxy tenham acesso a posicionamento com precisão de centímetros e mapas de alta precisão, para auxiliar a funcionalidade de condução inteligente. Até 2025, a rede deverá estar concluída, com 72 satélites a fornecerem cobertura global.

Show More