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Mercedes-Benz pronta para usar componentes de alumínio de baixo carbono

Depois de, em dezembro, ter anunciado uma parceria tecnológica com o empresa norueguesa de alumínio Hydro, a Mercedes-Benz apresentou agora os primeiros resultados do seu plano tecnológico para a produção com baixas emissões de carbono.

Após a fase de ensaios “bem-sucedida” com o alumínio de baixo carbono e com um mínimo de 25% de material reciclado, a Mercedes vai integrar estes componentes estruturais fundidos nas suas séries de produção. A empresa alemã revela que o alúminio testado tem uma pegada de carbono de 2,8 kg de CO2 por cada quilograma produzido.

Atualmente, a Hydro fornece à Mercedes-Benz alumínio produzido através de eletrólise alimentada por energia de fontes renováveis. No futuro, está previsto que a empresa norueguesa consiga reduzir a pegada carbono associada ao alumínio fornecido à fábrica da Mercedes em Untertürkheim (Mettingen), na Alemanha – ester material representará cerca de 60% do alumínio total utilizado deste tipo de liga na fundição de Mettingen e inclui pelo menos 25% de material reciclado.

Aqui, o material é fundido e injetado em moldes para dar forma aos componentes estruturais da carroçaria, nas torres da suspensão dos modelos EQS, EQE, Classe S, Classe E, GLC e Classe C. Adicionalmente, o EQE será equipado com longarinas fabricadas com alumínio de teor de CO2 reduzid. A Mercedes tem planos para utilizar o material também em outros componentes, como, por exemplo, a estrutura de suporte da cadeia cinemática elétrica da sua futura plataforma de veículos MMA (Mercedes Modular Architecture).

O fabricante germânico explica que, no âmbito da iniciativa Ambition 2039, pretende integrar nos seus veículos, até 2030, alumínio com uma pegada de carbono cerca de 90% inferior à média europeia. As medidas para atingir este objetivo incluem a utilização de óxido de alumínio com menores emissões de CO2 e reduções das emissões de resultantes do processo de eletrólise alimentado por eletricidade verde e tecnologias inovadoras.

A Mercedes e a Hydro estão a trabalhar simultaneamente para aumentar a quantidade utilizada de material reciclado. Nos próximos dez anos, a Mercedes-Benz pretende aumentar a percentagem de matérias-primas secundárias integradas nos seus ligeiros de passageiros até 40%, em média.

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