Assistimos neste final de ano a várias notícias como a venda de automóveis Hyundai pela Amazon ou a construção de navios de grandes dimensões para o transporte de viaturas elétricas chinesas para a Europa. A par disso, nas várias apresentações das marcas em Portugal percebe-se a nova abordagem que está a ser idealizada para as concessões automóveis, com menos automóveis presentes e, mais como prestadores de serviço ou de entrega. Existe também uma tendência, mais no setor empresarial, para a a aquisição de viaturas elétricas ou híbridas devido às vantagens fiscais.
O mercado automóvel está a mudar por via da globalização, pela entrada de novos players (fundamentalmente da China com produtos de muita qualidade) e, por via da eletrificação, com um forte investimento das marcas, seja em produto, seja em estratégias de comunicação.
Mas este forte investimento tem de ter obviamente um reflexo que é um incremento na venda de viaturas elétricas para o segmento particular (o que ainda não acontece como se pretendia). E essa situação ainda não se encontra consolidada, por vários motivos; o preço do automóvel elétrico continua alto, os incentivos ao abate de viaturas são reduzidos e os incentivos à aquisição dos elétricos são escassos e limitados em numero.
A estratégia para a eletrificação automóvel, neste momento, tem de estar do lado do governo e das associações representativas do setor automóvel (mais não seja para ecoar as necessidades do mercado), com a criação de uma estratégia global que crie uma rede elétrica nacional, robusta o suficiente que acomode o carregamento de todas as viaturas elétricas, em quantidade, qualidade e preço do kwh (nas habitações, na rua e nas AE), a par de um incentivo para a compra de viaturas elétricas para o segmento particular.
Andámos durante anos a adquirir viaturas com motorização diesel pelo seu baixo consumo e fiabilidade. Culturalmente somos um povo que ainda privilegia a posse da viatura e a aquisição de algo que “dure para uma vida”. Torna-se assim necessário criar uma política de comunicação eficaz que demonstre que vamos investir € para circular com um elétrico, não somente porque é ecologicamente necessário, mas porque também é economicamente vantajoso. Além disso, sabemos hoje que a recetividade do publico a campanhas de comunicação das marcas está a diminuir, em contraponto com a opinião vinda de terceiros – influencers, opinion makers, amigos ou familiares.
Com todo o esforço já efetuado pelas marcas, em produto e comunicação, está agora na mão do governo e das associações, a criação de medidas concretas, exequíveis, balizadas no tempo, que apoiem uma eletrificação do automóvel, que demonstrem que o investimento tem impacto económico na nossa carteira, nas nossas vidas e, no meio ambiente. E essas medidas podem não vir sob a forma de apoios monetários, mas sim sobre base fiscal e extensíveis a toda a população.