A Hyundai Motor Company continua a alargar os limites do design automóvel com a apresentação do visionário concept car, Hyundai INSTEROID, no dia 1 de abril, em Seul, na Coreia. O Hyundai INSTEROID revela uma abordagem arrojada da Hyundai onde se fundem influências de videojogos com uma personalização alargada para cativar uma nova geração de clientes.
Tendo por base o novo Hyundai INSTER 100% elétrico, um SUV urbano subcompacto que já está a fazer furor nas vendas a nível internacional, o Hyundai INSTEROID leva o conceito de design desportivo e a experiência do utilizador a novos patamares. O Hyundai INSTER para além de um sucesso de vendas mundial tem sido já aclamado pela imprensa mundial, com especial relevo para a presença no lote dos três finalistas do prémio World Car of the Year 2025, o que permite estabelecer uma base sólida para este projeto radical “E se?”.
Criado em segredo pela equipa de design europeia da Hyundai Motor Company, o Hyundai INSTEROID é um verdadeiro concept car. O nome combina a essência lúdica do “INSTER” com a energia dinâmica do “STEROID”, refletindo a sua natureza espirituosa e o seu aspeto musculado.
O Hyundai INSTEROID é mais um passo no ainda jovem percurso do novo Hyundai INSTER, o modelo de produção que já está a ter um grande sucesso. A missão do INSTEROID é clara: desafiar as convenções, criar emoções e redefinir o que pode ser um veículo elétrico desportivo.
“O INSTEROID é uma celebração da pura diversão – uma viagem em que explorámos novas formas de despertar a emoção e a imaginação em cada detalhe”, afirmou Simon Loasby, Vice-Presidente Sénior e Diretor do Centro de Design da Hyundai. “Não se trata apenas do design, mas também da sonoridade envolvente e da forma como o faz sentir. Desde a sua linguagem visual arrojada à experiência sonora cativante, é um conceito que convida todos a sonhar um pouco mais alto e a sorrir um pouco mais.”
Mais do que um simples veículo elétrico, o Hyundai INSTEROID representa uma visão sem limites da inovação e da imaginação automóvel. Envolve os utilizadores em novos níveis de interaçãoatravés da forma, da luz e do som.
“O Hyundai INSTEROID representa uma visão moderna da ideia de um automóvel de sonho. Foi concebido para inspirar e criar entusiasmo”, afirmou Eduardo Ramírez, Diretor de Design da Hyundai Design Europe. “Este projeto permitiu-nos abraçar totalmente a criatividade sem limites, inspirando-nos nos videojogos para criar uma visão emocional e envolvente da marca Hyundai.”
O conceito inspirado nos videojogos apresenta um estilo desportivo e materiais ecológicos
O Hyundai INSTEROID eleva o Hyundai INSTER a um novo patamar, com caraterísticas desportivas inspiradas nos videojogos, que incluem uma carroçaria alargada e extensa, jantes otimizadas para as pistas e um spoiler traseiro proeminente, difusor e saídas de ar nas cavas das rodas, que proporcionam uma aerodinâmica avançada.
No interior, o cockpit oferece um layout despojado, com bancos desportivos, estrutura de proteção metálica e um painel de instrumentos especial, criando uma experiência de condução envolvente. Todos os elementos são totalmente ajustáveis, refletindo o espírito centrado no utilizador de uma máquina construída na garagem, fiel ao lema: “Construir, jogar, partir, repetir”. Para além da sua experiência multissensorial, o Hyundai INSTEROID produz uma assinatura sonora única, deixando uma impressão inesquecível.
Com base no design carismático do novo Hyundai INSTER, o Hyundai INSTEROID tem como objetivotransformar a experiência de condução com o seu Modo Drift, prometendo emoções competitivas aliadas a um prazer de condução leve. Detalhes lúdicos, como o sistema de som Beat House integrado e a Message Grid, permitem interações personalizadas, aumentando ainda mais o envolvimento do condutor. Localizado em todo o design, o ícone Boost representa várias personalidades únicas, reforçando a profunda ligação emocional entre o automóvel e o condutor.
Para otimizar o desempenho e reduzir o peso total, foram integradas estruturas de treliça leves. O impressionante exterior, com acabamento em branco suave, é pontuado por um único e arrojado destaque laranja – uma afirmação visual inconfundível. Para completar a visão, um fato de corrida refletor com a inscrição INSTEROID proeminente capta a fusão da cultura automóvel e da expressão jovem.
O Hyundai INSTEROID também incorpora o compromisso da Hyundai para com a sustentabilidade, sendo pioneiro em abordagens inovadoras de materiais ecológicos. O interior apresenta um tecido de malha 3D fabricado a partir de fios reciclados, utilizando um processo de peça única, produzida à medida.
O Hyundai INSTEROID gera agitação a caminho do Salão Automóvel de Seul
A marca apresentou o Hyundai INSTEROID durante um evento de lançamento para os meios decomunicação social e criadores de conteúdos no espaço cultural e comercial Peaches D8NE (Dowon), no bairro de Seongsu, em Seul, que culminou com uma “Night Garage Party” privada no dia 1 de abril, num espaço de exposição que contou também com o novo Hyundai INSTER, permitindo debates com especialistas em produtos e design.
Foi criado no local do evento um espaço dedicado, permitindo aos visitantes experimentar uma variedade de videojogos com o Hyundai INSTEROID. Um destes jogos, desenvolvido pela Hyundai, é um desafio “Time Attack” em que os jogadores recolhem itens “esteroides” no Hyundai INSTER, permitindo que o automóvel evolua para o INSTEROID. Este jogo deverá ser apresentado ao público em abril através de uma ligação de internet (URL), eliminando a necessidade de descarregar uma aplicação. Além disso, a Hyundai revelou o INSTEROID Kart que será lançado mais tarde como uma ferramenta poderosa no “Kartrider Rush+”.
Esta colaboração reflete as crescentes parcerias da Hyundai na indústria de videojogos. Na sequência de empreendimentos bem-sucedidos com plataformas como Roblox e ZEPETO, esta iniciativa tem como objetivo estabelecer uma ligação com o público mais jovem através de um envolvimento autêntico.
O concept car Hyundai INSTEROID será apresentado de 3 a 13 de abril no Salão da Mobilidade de Seul, oferecendo ao público a oportunidade de experimentar este conceito inovador em primeira mão. Servindo como modelo de referência para a gama do novo Hyundai INSTER, o Hyundai INSTEROID está preparado para causar uma impressão duradoura nos principais eventosautomóveis em mercados-chave como a Coreia e a Europa, proporcionando uma imagem de marca renovada e aumentando ainda mais o interesse dos consumidores pelo novo Hyundai INSTER.
O novo Hyundai INSTER tem registado uma elevada procura a nível mundial desde o seu lançamento no ano passado e continua a ter um impacto nos clientes de todo o mundo. Inicialmente introduzido na Coreia e na Europa, a Hyundai Motor irá expandir o lançamento em 2025 para mercados selecionados nas regiões da Ásia-Pacífico, Médio Oriente e América Central e do Sul.
