Um júri constituído por 24 jornalistas especializados, de 24 países da Europa e Rússia, atribuiu o troféu ‘International Van Of The Year 2021’ (IVOTY) aos modelos Peugeot e-Expert, Citroën ë-Jumpy, Opel Vivaro-e e Vauxhall Vivaro-e, os primeiros veículos eletrificados da gama VCL do Groupe PSA.
Desenvolvidos com base na plataforma EMP2, os furgões elétricos compactos proporcionam uma mobilidade de emissões zero para o transporte de pessoas, através das versões de passageiros, e para as necessidades comerciais, em versões VCL, em especial para dar resposta ao desenvolvimento do comércio eletrónico e ao nível dos serviços.
Os furgões elétricos compactos das quatro marcas são produzidos na fábrica de Hordain (Hauts-de-France) e encontram-se equipados com uma cadeia de tração elétrica que é montada na fábrica em Trémery (Grand Est). São propostos dois patamares de autonomia: até 230 quilómetros (WLTP) com a bateria de 50 KWh, e até 330 quilómetros (em homologação WLTP) com a bateria de 75 kWh.
Desde 2019 que todos os novos modelos lançados pelo Groupe PSA propõem uma motorização 100% elétrica ou híbrida plug-in. O objetivo do Grupo é ter no mercado uma gama totalmente eletrificada em 2025. A partir do final de 2021, a eletrificação dos seus Veículos Comerciais Ligeiros (VCL) irá abranger toda a gama de modelos que são propostos na Europa.
Após a conquista do IVOTY 2019 pelos modelos Peugeot Partner, Citroën Berlingo Van, Opel Combo e Vauxhall Combo, este segundo troféu IVOTY alcançado no espaço de dois anos confirma, de acordo com Groupe PSA, a pertinência da sua nova geração de VCL e da sua estratégia de eletrificação.
Jarlath Sweeney, presidente do júri IVOTY comentou: “Com este seu quarteto, o Groupe PSA lança no mercado europeu os primeiros furgões elétricos com uma autonomia superior a 300 quilómetros. Beneficiam de uma qualidade de construção sólida, muito boas qualidades dinâmicas e, para além de um silêncio de operação superior, poucos são os que conseguem distinguir as sensações de condução das proporcionadas pelas versões diesel. Com estas versões 100% elétricas dos seus furgões, as quatro marcas da PSA dão um tremendo impulso à mobilidade elétrica no meio profissional, promovendo a democratização e a extensão do transporte de emissões zero”, acrescentou, para depois concluir: “O novo quarteto de furgões elétricos da PSA leva ainda mais longe o conceito de integração máxima dos modos de propulsão, elétrica ou via combustão interna, assente na mesma plataforma. A sua autonomia é tal que podem ser propostas atrativas para todos os tipos de negócios, bem como para entregas do tipo ‘último quilómetro'”.
O galardão ‘International Van of the Year’ é atribuído desde 1992. O painel de jurados é composto por 24 jornalistas europeus e editores de publicações independentes, especializadas na área de VCL.