fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Em Gotemburgo, Volvo testa tecnologias de mobilidade em ambiente real

A Volvo Cars anunciou recentemente o estabelecimento de uma nova parceria com a cidade de Gotemburgo. A segunda maior cidade da Suécia pretende neutralizar o seu impacto ambiental até 2030 e, com este objetivo, criou a iniciativa Gothenburg Green City Zone, na qual a Volvo Cars é parceiro. 

A Gothenburg Green City Zone pretende estabelecer uma área totalmente livre de emissões dentro da maior cidade portuária da Escandinávia, com uma variedade de meios de transporte ambientalmente neutros e com uma infraestrutura conectada.

Ao utilizar uma cidade real como campo de testes, a Volvo espera acelerar o desenvolvimento de tecnologias e serviços nas áreas da eletrificação, mobilidade partilhada, condução autónoma, conectividade e segurança. Como parte do teste, a Volvo pretende operar táxis-robot dentro desta zona, que serão monitorizados pela solução de mobilidade M. 

“Basicamente, iniciamos um projeto que pretende limitar o número de automóveis na cidade – o que está totalmente alinhado com o propósito da nossa empresa. Isso já é comprovado pelo nosso investimento no serviço de mobilidade proporcionado pela M, que desenvolveu inteligência artificial capaz de melhorar a eficiência e a utilização. Queremos estar envolvidos na criação das cidades do futuro e mantê-las habitáveis. Esta iniciativa dá a oportunidade de fazer isso e, ao mesmo tempo, assumir responsabilidades na nossa própria cidade”, afirmou Håkan Samuelsson, diretor executivo da Volvo Cars.

Entre as tecnologias que serão testadas na Gothenburg Green City Zone, destacam-se soluções e serviços de geo-habilitação, garantindo que os automóveis na zona operam apenas no modo elétrico e permanecem dentro dos limites de velocidade, e uma infraestrutura de tráfego capaz de se conectar a recursos de segurança ativa em automóveis e compartilhar informações entre os utilizadaores das estradas

O diretor tecnológico da Volvo Cars, Henrik Green, declaroU: “Queremos usar o nosso conhecimento e tecnologia para ajudar a criar uma cidade do futuro que seja eletrificada, conectada, compartilhada e neutra para o clima. Esta é uma oportunidade de dar o exemplo, testando novas tecnologias e serviços num ambiente real em grande escala, onde podemos mostrar que se é possível aqui, é possível em qualquer lugar”.

Outros exemplos incluem hubs de mobilidade totalmente elétricos, uma rede de carregamento completa e de fácil utilização para viaturas elétricas.

A transição climática requer uma abordagem holística para promover a inovação e uma colaboração profunda e contínua entre todas as partes, de forma a implementar as tecnologias existentes. Ao integrar esta iniciativa desde o início, a Volvo pretende garantir que os seus serviços de mobilidade eletrificada estejam presentes, de forma a serem desenvolvidos em ambiente real, aumentando assim o seu impacto nos objetivos de sustentabilidade.

A iniciativa Gothenburg Green City Zone arranca na primavera de 2021, sendo gradualmente aprofundada.

Fonte: Volvo Cars

Show More