fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Siemens lança o seu primeiro carregador rápido para veículos elétricos

A Siemens, através da Smart Infrastructure, lançou o seu primeiro carregador público de carga rápida – o Sicharge D. Concebido para postos de carga rápida localizados em autoestradas e cidades, parques de estacionamento urbanos e centros comerciais, este carregador de corrente contínua oferece um nível de eficiência de 96% – um dos mais elevados do mercado, de acordo com a marca –, bem como uma potência de carga escalável e a partilha dinâmica da potência disponível.

Com uma eficiência constante acima de 95,5% e uma eficiência de pico de 96%, o novo Sicharge D garante que quase toda a eletricidade gerada chega ao veículo durante o processo de carregamento, o que se traduz em custos operacionais mais baixos.

O carregador combina estas características com a funcionalidade de carga paralela dinâmica, tendo em conta as necessidades de carga individuais de cada veículo elétrico para adaptar automaticamente o processo de carregamento ao tipo de bateria e ao estado da carga. Desta forma, os carros conectados recebem a potência máxima de que precisam, sem necessidade de qualquer intervenção manual.

Adaptável às evoluções do setor da mobilidade elétrica

O Sicharge D foi projetado para estar preparado para desenvolvimentos tecnológicos futuros. Embora, de momento, a capacidade de carga da maioria dos veículos elétricos seja limitada, no futuro haverá capacidade para potências de carga mais elevadas, o que, por sua vez, exigirá gamas de tensão mais altas. O Sicharge D tem uma potência de carga escalável até 300 kW, quer de origem como por meio de instalação posterior de módulos de potência plug-and-play. Simultaneamente, o carregador suporta tensões entre 150 e 1.000 V e correntes de até 1.000 A em todas as tomadas CC, o que permitirá tirar proveito de toda a potência, tanto para os futuros veículos de 800 V, como para as tensões de carga mais baixas dos veículos elétricos de hoje.

De acordo com a Siemens, apesar do número de veículos elétricos estar a crescimento, existe ainda alguma hesitação, por parte de alguns investidores, em apostar numa infraestrutura de carregamento adequada. Com a opção de poder expandir o Sicharge D com até dois dispensadores externos, é possível ir adequando os investimentos à procura atual do mercado. A configuração padrão tem duas tomadas CC e uma tomada de corrente alternada (CA) alojadas num design compacto que minimiza a complexidade da instalação.

Em Portugal, na sua fábrica localizada em Corroios, a Siemens Portugal produz o Sicharge UC, uma gama de carregadores para veículos utilitários e comerciais elétricos, destinados sobetudo à exportação. Neste âmbito, desde o final de 2019, já foram produzidos em Corroios centenas de carregadores e dispensadores externos de alta potência, tanto para o mercado nacional, como para países como o Reino Unido, Alemanha, Nova Zelândia, Austrália, Itália, Roménia, Suíça, Países Baixos, Espanha, Brasil e Suécia.

Fonte: Siemens

Show More