A Peugeot avança na eletrificação total da sua gama de veículos de passageiros, apresentando agora a versão elétrica do Rifter.
Assente na plataforma modular EMP2 (Efficient Modular Platform), o Peugeot e-Rifter integra uma motorização 100% elétrica com uma potência máxima de 100 kW (136 cavalos) e um binário máximo de 260 Nm, no modo ‘Power’ – além deste, existem também os modos ‘Eco’ (60 kW; 190 Nm) e ‘Normal’ (80 kW; 210 Nm). A velocidade máxima é de 130 km/h, e o sprint clássico 0-100 km/h é cumprido em 11,2 segundos. Recupera dos 80 aos 120 km/h em 8,9 segundos. Já a capacidade máxima de reboque é de 750 quilogramas.
A cadeia de tração elétrica – motor elétrico, inversor e carregador-conversor CC/AC – é semelhante à do novo Peugeot e-Partner, com uma adaptação no redutor da transmissão para responder aos constrangimentos de carregamento inerentes à utilização dos veículos utilitários.
O Peugeot e-Rifter está disponível em duas versões, de cinco e sete lugares, em cada um dos dois comprimentos: Standard, com 4,40 metros, e Longo, com 4,75 metros e maior distância entre eixos. A altura inferior a 1,9 metros garante o acesso à maior parte dos parques de estacionamento.
As duas versões estão disponíveis com uma bateria de iões de lítio (18 módulos) com uma capacidade de 50 kWh, permitindo uma autonomia máxima de 280 quilómetros, de acordo com o protocolo WLTP (valor ainda em processo de homologação).
O Peugeot e-Rifter disponibiliza dois tipos de carregadores embarcados: monofásico de 7,4 kW, de série (carga completa em 7h30 a partir de Wall Box); e carregador trifásico de 11 kW, opcional (carga completa a partir de Wall Box em 5 horas). O carregamento completo em tomada comum de 8A demora 31 horas, e 15 horas a partir de tomada reforçada de 16A. O e-Rifter está ainda preparado para carregamentos rápidos de 100 kW, permitindo atingir 80% da capacidade em 30 minutos.
A nível de equipamento, o Peugeot e-Rifter pode receber, opcionalmente, um painel de instrumentos 100% digital, estreia absoluta no segmento, com um painel de alta definição de 10 polegadas a ocupar o lugar da instrumentação convencional. Entre a restante oferta, destacam-se o Advanced Grip Control com cinco níveis de aderência, câmara de marcha-atrás, alerta de transposição involuntária de faixa e de risco de colisão, reconhecimento alargado de sinais de trânsito, alerta de atenção do condutor, sistema de vigilância do ângulo morto e sistema de controlo de estabilidade do reboque.
A bagageira do Peugeot e-Rifter dispõe de um volume de carga que varia entre os 775 litros, medidos abaixo da chapeleira da versão Standard de cinco lugares, e os 4.000 litros, medidos até ao tejadilho com os bancos rebatidos, na versão Longa. As baterias, alojadas sob o piso, não têm qualquer impacto na habitabilidade.
Único no seu segmento, o portão traseiro integra opcionalmente a abertura da janela, permitindo o acesso à bagageira sem necessidade de abertura da porta abrir na totalidade. Está também disponível o popular teto Zénith, com um vidro único no tejadilho, que pode ser coberto por uma cortina de acionamento elétrico.
Produzido na fábrica de Vigo, na Galiza, o novo Peugeot e-Rifter será comercializado a partir do segundo semestre de 2021, com uma gama que integra quatro níveis graduais de equipamento.
Fonte: Peugeot