O pequeno camião elétrico da empresa sueca Inzile, Pro4, está pronto para entrar no mercado global de veículos elétricos. Com um chassis que pode ser adaptado a um camião basculante ou de cabine, o Pro4 permite que cada utilizador escolha a opção que melhor lhe convém.
Com uma velocidade máxima de apenas 50 km/h e uma autonomia de 120 quilómetros – que pode ser alargada até 240 quilómetros –, o Pro4 é movido por um motor de 24 kW alimentado por uma bateria de íão lítio. A versão camião basculante/plataforma pode transportar cargas até 1 tonelada, enquanto a versão ‘cabine’ pode transportar cargas até 700 quilos.
Já utilizado por várias empresas na Suécia, o Pro4 é um camião elétrico perfeitamente adaptado para trabalho e distribuição em cidades, áreas urbanas, parques, áreas residenciais e industriais. A Inzile espera agora que clientes na Noruega também adotem o seu e-camião. O CEO Ragnar Åhgren afirmou que “parece natural que comecemos nossa expansão internacional com nosso país vizinho. A Noruega está na vanguarda do uso de veículos elétricos e há muito tempo que solicita os nossos produtos”.
Atualmente, a unidade de produção da Inzile em Västervik, Suécia, tem uma capacidade de produção anual de 1.000 unidades e o diretor da Inzile AS na Noruega espera vender entre 50 e 100 veículos no país, em 2021″.
A Inzile qualificou-se, entre outras oito empresas, ao protocolo de Municípios e Regiões da Suécia (SKR) para a aquisição de veículos elétricos, que visa tornar mais fácil aos municípios adquirirem veículos elétricos de trabalho.
Ragnar Åhgren diz que “a qualificação para o acordo da SKR mostra que temos uma solução competitiva que ajuda os municípios a mudar para o transporte livre de fósseis e criar cidades sustentáveis”. Acrescentou ainda que o primeiro camião elétrico já foi entregue à cidade de Sundbyberg, mostrando-se confiante na expansão rápida da experiência a outras partes do país.