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Peugeot inicia produção em série de veículos a hidrogénio

A Peugeot vai tornar-se, ainda em 2021, um dos primeiros fabricantes automóveis a propor, de série, um furgão compacto com uma versão elétrica alimentada a pilha de combustível.

Proposto como mais uma alternativa relativamente às versões térmicas e elétricas alimentadas a bateria, o novo Peugeot e-Expert Hydrogen é o mais recente desenvolvimento da estratégia ‘Extended Power of Choice’ da marca, que permite aos clientes escolherem, entre uma vasta gama de motores, aquele que melhor se adequa às suas necessidades.

A versão elétrica com pilha de combustível a hidrogénio é mais um passo na eletrificação da gama Peugeot Expert, depois da apresentação, em 2020, do modelo e-Expert a bateria, nomeado ‘International Van of The Year 2021’, o sexto veículo da Peugeot a ser distinguido com o prestigiado prémio desde 1992.

O novo Peugeot e-Expert Hydrogen está equipado com um sistema mid-power elétrico plug-in, com pilha de combustível a hidrogénio, específico da Stellantis. Além da pilha de combustível que produz a eletricidade necessária para a propulsão do veículo graças ao hidrogénio armazenado nos três reservatórios do veículo – com uma capacidade máxima de 4,4 quilogramas de H2 –, o sistema integra uma bateria de alta tensão de ião lítio, com uma capacidade de 10,5 kWh, recarregável a partir da rede elétrica e que também alimenta o motor em certas fases da condução.

O abastecimento de hidrogénio pode ser efetuado em três minutos, para uma autonomia superior a 400 quilómetros (WLTP, em fase de homologação).

O sistema elétrico mid-power é utilizados em diferentes fases. No arranque a baixa velocidade, o motor elétrico é apenas alimentado pela bateria. Em velocidades estabilizadas, a pilha de combustível fornece a energia diretamente ao motor elétrico. Em aceleração, ultrapassagem e subidas, a pilha de combustível e a bateria combinam esforços para alimentar o motor elétrico. Finalmente, em travagem e desaceleração, a bateria de alta tensão é recarregada, estando disponíveis dois modos: moderado e aumentado.

O Peugeot e-Expert Hydrogen tem um volume de carga máximo de 6,1 m3 e peso máximo de carga útil de 1.100 quilogramas, estando disponíveis duas versões: Standard (4,95 metros) e Longo (5,3 metros). Numa primeira fase, estará disponível para clientes profissionais (venda direta) em França e na Alemanha, com as primeiras unidades a serem entregues no final de 2021. Será produzido em França, em Valenciennes, sendo posteriormente transformado no centro de competência da Stellantis em Rüsselsheim, na Alemanha, as instalações do Grupo dedicadas à tecnologia do hidrogénio.

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