O Groupe PSA evoluirá, gradualmente entre 2020 e 2025, de duas plataformas multienergias para duas plataformas 100% eletrificadas, de forma a acompanhar o desenvolvimento da mobilidade sustentável.
Os veículos dos segmentos C e D, que vão das berlinas até aos SUV, lançados a partir de 2023 em diferentes regiões do mundo, irão dispor da plataforma elétrica eVMP (electric Vehicle Modular Platform).
Esta plataforma irá, de acordo com o grupo que detém a Citroën, Peugeot, DS e Opel, concentrar o know-how de engenharia da PSA, com uma capacidade de energia embarcada de 60 a 100 kWh, bem como uma arquitetura otimizada, que permite explorar, na íntegra, o espaço na parte inferior dos veículos para o alojamento da bateria.
Ao conseguir armazenar 50 kWh por metro disponível entre os eixos, a plataforma eVMP pode garantir uma autonomia 100% elétrica entre os 400 km e os 650 km (ciclo WLTP), dependendo do perfil do veículo.
De forma a se adaptar à procura, a PSA – que em 2021 se fundirá com a FCA para formar a Stellantis – poderá propor variantes híbridas para determinados mercados, com base nesta plataforma elétrica.
Ainda segundo o Groupe PSA, para lá das prestações técnicas de alto nível, a eficiência também assenta na otimização dos custos de Investigação & Desenvolvimento (I&D) e de industrialização, através do recurso a diferentes subconjuntos e a módulos de baterias já existentes. Em complemento, o processo industrial foi alvo de um estudo para obter o máximo de sinergias com os meios existentes nas fábricas do grupo, permitindo limitar os investimentos.
Numa lógica de verticalização dos componentes elétricos, a plataforma complementa os componentes desenvolvidos e fabricados pelo Groupe PSA ou os que decorrem do conjunto das suas joint-ventures ao nível dos e-motors ou ACC.
“Com esta plataforma eVMP, o Groupe PSA dá uma nova demonstração da sua capacidade de inovação, desenvolvendo para os seus clientes tecnologias líderes e acessíveis, graças a um desenvolvimento que reduziu, consideravelmente, os gastos em investigação, desenvolvimento e nos investimentos industriais. Esta plataforma mundial permitirá propor veículos que respeitam perfeitamente o meio ambiente, que respondam à evolução das expectativas dos nossos clientes, e que garantam o prazer de conduzir e a segurança a bordo, valores que hoje sustentam a reputação do Grupo em todo o mundo.”, afirmou Nicolas Morel, diretor de I&D do Groupe PSA.
Fonte: Groupe PSA