A Volkswagen Veículos Comerciais prepara-se para introduzir sistemas de condução autónoma, para utilização no tráfego, em 2025. O Grupo aprovou o programa de Investigação e Desenvolvimento de condução autónoma, com o orçamento aprovado pelo Conselho Fiscal.
“Depois do Conselho de Supervisão do Grupo ter aprovado o programa de Investigação e Desenvolvimento de condução autónoma, estamos a definir o caminho para o futuro da mobilidade. A condução elétrica autónoma irá permitir dar um importante contributo para a mobilidade urbana e a segurança rodoviária”, destaca Carsten Intra, CEO da Volkswagen Veículos Comerciais.
A marca investiu na Argo AI, empresa especializada em plataformas de software para condução autónoma, com o objetivo de desenvolver de forma consistente e utilizar sistemas autónomos. Além do investimento inicial de mil milhões de dólares, a Volkswagen também trouxe a sua subsidiária AID (Autonomous Intelligent Driving) para a Argo AI.
Christian Senger, diretor do departamento de condução autónoma, afirma: “Este ano, pela primeira vez, estamos a realizar testes dinâmicos na Alemanha, nos quais o sistema de condução autónoma da Argo AI será usado numa versão do futuro ID. BUZZ da Volkswagen Veículos Comerciais. O objetivo é desenvolver um conceito de viagem remunerada e pooling
semelhante ao que o MOIA oferece hoje [conjunto de soluções avançadas no domínio da conectividade e partilha de veículos]. Em meados desta década, os nossos clientes terão a oportunidade de ser conduzidos ao seu destino em veículos autónomos, em cidades selecionadas”.
A AID é responsável pelo desenvolvimento de sistemas totalmente autónomos e a sua utilização comercial em zonas urbanas. A Volkswagen Veículos Comerciais vai desenvolver e produzir veículos para fins especiais (SPV), como táxis-robot e furgões.
Além dos investimentos na Argo AI, o Grupo também está a investir em projetos da Car.Software Organization, que desenvolve, em paralelo e independentemente da Argo AI, funções de condução assistida e automatizada até ao nível 4 para o setor de mobilidade particular de todas as marcas do Grupo Volkswagen.
A Volkswagen Veículos Comerciais está a desenvolver os veículos nos quais o sistema de condução autónoma (SDS) da Argo será usado. São produzidos com base no modelo 100% ID.BUZZ, que terá estreia mundial no próximo ano. A Volkswagen afirma que o desenvolvimento continua a decorrer a um ritmo acelerado, não só para eletrificar o icónico Pão de Forma, mas também para o transformar num inovador veículo autónomo com SDS.
Fonte: Volkswagen