O Toyota Mirai estabeleceu um novo recorde mundial de distância percorrida – 1.003 quilómetros – com apenas um depósito de hidrogénio. Depois de quebrar o recorde, o automóvel foi reabastecido e estava pronto para voltar à estrada em apenas 5 minutos.
A Toyota vê esta conquista como uma demonstração da viabilidade da tecnologia de pilha de combustível de hidrogénio para ser uma solução de emissões zero para viagens de longa distância.
A viagem começou no dia 26 de maio da estação de hidrogénio HYSETCO em Orly, França. Os 1.003 quilómetros foram percorridos em vias públicas, pelo sul de Paris e nas áreas de Loir-et-Cher e Indre-et-Loire. A distância e o consumo foram certificados por uma autoridade independente.
Durante a viagem, foi usado hidrogénio verde e o consumo médio de combustível foi de 0,55 kg/100 km, com o Mirai a armazenar 5,6 quilogramas de hidrogénio. Para atingir o recorde de 1.003 quilómetros de distância percorrida, os motoristas adotaram o modo de condução ‘eco’.
O novo Toyota Mirai é o veículo elétrico de pilha de combustível de segunda geração da Toyota. Segundo a marca nipónica, oferece maior desempenho e um design mais elegante e dinâmico em comparação com o veículo da primeira geração.
Adicionlamente, o aumento da eficiência do sistema de pilha de combustível, juntamente com a maior capacidade de armazenamento de hidrogénio e melhor aerodinâmica, contribuem para um aumento do alcance ‘oficial’ para cerca de 650 quilómetros em condições normais de condução, com tempo de reabastecimento inferior a 5 minutos numa estação de reabastecimento de 700 bar.