fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

NREL e Hyundai Supernal avançam na mobilidade aérea

A exploração de transporte aéreo e mobilidade aérea avançada (AAM – Advanced Air Mobility) é o foco de uma nova parceria entre o National Renewable Energy Laboratory (NREL) e a Supernal, empresa de mobilidade aérea avançada da Hyundai.

A Supernal está a desenvolver veículos aéreos elétricos e autónomos capazes de acomodar entre quatro a cinco passageiros com a intenção de lançar voos comerciais já em 2028. Estes veículos elétricos de descolagem e aterragem verticais (eVTOL) integrar-se-ão nas redes de transporte existentes e transportarão os passageiros de forma mais rápida nos centros urbanos de alta densidade, poupando tempo e oferecendo mais opções de deslocação.

Para integrar os planos para uma primeira rede pública eVTOL, a Supernal e o NREL estão a colaborar com a cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, para estudar a introdução deste tipo de veículos no espaço aéreo.

O novo projeto terá uma visão holística da AAM, concentrando-se na viabilidade, oportunidades e desafios da construção de estações eVTOL – conhecidas como ‘vertiportos’ – para futuros veículos aéreos autónomos. Os investigadores do NREL estão a avaliar locais potenciais, destinos de viagem e procura de energia que moldarão o desenvolvimento desta rede. A análise responderá a questões críticas para determinar custos de energia, viabilidade de mercado, aceitação pública, distribuição de estações, acessibilidade e sustentabilidade ambiental do programa de vertiportos.

Ao longo desta parceria, a Supernal avaliará as tecnologias de mobilidade e pontos de acesso de transporte existentes e emergentes e realizará análises de mercado na área de Los Angeles. Por sua vez, o NREL usará dados de viagens existentes e históricos para desenvolver um mapa que incorpore tempo de viagem, custos e procura por locais candidatos a vertiporto.

Através da métrica Mobility Energy Productivity (MEP) do NREL, os investigadores conseguirão verificar a viabilidade da rede AAM, quantificando a acessibilidade de cada local de um vertiporto. 

O projeto também irá averiguar a participação de mercado para opções modais emergentes, como AAM, bem como irá analisar a procura por estas viagens em todos os segmentos de passageiros. Desta forma, a análise de comportamento ajudará a identificar os locais ideais para construir vertiportos.

À medida que a rede de passageiros AAM cresce em popularidade, os vertiportos contarão com a integração da rede para alimentar estes veículos. A pesquisa do NREL incluirá a avaliação dos requisitos de energia de alta potência dos eVTOL, bem como as implicações operacionais e de custo para a rede elétrica.

Show More