fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Grupo Volkswagen entra no negócio dos semicondutores

A Volkswagen e o fabricante franco-italiano de chips STMicroelectronics vão co-desenvolver um novo semicondutor, em resposta à crise global destes componentes.

Esta será a primeira vez que a Volkswagen entrará numa relação direta com fornecedores de semicondutores de segundo e terceiro níveis, uma estratégia avançada pelos executivos da marca alemã desde que a escassez de semicondutores se começou a fazer sentir no seio da indústria automóvel, no final de 2019.

O grupo alemão – o maior fabricante automóvel europeu – procura assim um maior controlo sobre o fornecimento de semicondutores, um elemento cada vez mais ubíquo e importante nos automóveis de nova geração, sobretudo nos elétricos.

O novo chip, que será desenvolvido em conjunto pela Cariad, a unidade de software do Grupo Volkswagen, e a STMicroelectronics. O novo SoC (system-on-chip) vai complementar a família de microcontroladores Stellar da ST. A Cariad irá contribuir com os requisitos e funcionalidades específicos para os veículos do Grupo Volkswagen, ajudando assim a expandir a arquitetura do microcontrolador Stellar Automotive de 32 bits da ST. As duas empresas deverão concordar brevemente em entregar a produção dos wafers dos novos semicondutores à Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC).

“Com a cooperação direta [que está] planeada com a ST e a TSMC, estamos a moldar ativamente toda a nossa cadeia de fornecimento de semicondutores”, disse Murat Aksel, diretor de compras da Volkswagen. “Estamos a garantir a produção dos chips exatos que necessitamos para os nossos carros e a garantir o fornecimento de microchips críticos nos próximos anos”.

As implicações financeiras desta cooperação entre a Volkswagen e a STMicroelectronics não foram revelados, mas o acordo tornará esta num dos maiores parceiros tecnológicos do grupo alemão.

Em maio, a Cariad anunciou que iria começar a fornecer sistemas em chips da Qualcomm para condução autónoma de nível 4. O novo acordo com a STMicroelectronics não afetará esta parceria, disse um porta-voz da Cariad à agência Reuters.

Show More