fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico regressa à Alfândega do Porto

Tem início, na sexta-feira, mais uma edição – a sexta – do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico (SAHE), o maior evento dedicado à mobilidade elétrica e sustentável realizado anualmente em Portugal.

Ao longo de três dias – de sexta a domingo, entre as 10h00 e as 20h00 –, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, os visitantes do Salão têm a oportunidade de, num único espaço, conhecer as últimas novidades do mercado a nível de automóveis elétricos a bateria, híbridos e híbridos plug-in.

Na edição deste ano, o destaque vai para a apresentação nacional do Volkswagen ID.Buzz, a reinterpretação do ‘pão de forma’ para a era da mobilidade elétrica. Os visitantes vão também poder conhecer, pela primeira vez, o novo SUV coupé da marca alemã, o ID.5.

O ‘revivalismo’ não termina no ID.Buzz, já que o Salão será também palco para a estreia em Portugal do NosMoke – o regresso do mítico Morris Moke, agora em versão 100% elétrica.

A Honda apresenta o novo Civic e:HEV, um híbrido que combina dois motores elétricos com um motor a gasolina de 2 litros, para uma potência de sistema de 181 cv (135 kW) e um binário máximo de 315 Nm. A marca nipónica afirma que é o modelo híbrido mais avançado que já construiu.

A lista de novidades do Salão continua com o novo MG4, 100% elétrico, e no novo Opel Astra híbrido plug-in, que fazem também a sua estreia absoluta em Portugal.

A edição de 2022 do SAHE será ainda palco da apresentação à imprensa do novo Nissan X-Trail e-Power, um SUV híbrido de sete lugares, ‘pouco convencional’ na medida em que o motor térmico é usado como fonte de energia para alimentar os dois motores elétricos que fazem a maioria do ‘trabalho pesado’.

A Bentley também marca presença no SAHE pela primeira vez, e a Porsche regressa após um ano de ausência.

Finalmente, a sexta edição do evento contará também com a estreia da marca sueca Polestar, chegada a Portugal na última primavera, e das chinesas Aiways – com o SUV U5 – e Maxus, que se juntam à Tesla para formar o quarteto das marcas exclusivamente elétricas presentes no certame.

Tal como nas edições anteriores, um dos principais destaques do evento é a possibilidade de os visitantes terem a oportunidade de conduzir alguns dos modelos em exibição, que as várias marcas disponibilizam para test-drives no local.

O evento não se limita, no entanto, à mobilidade em quatro rodas. Motas e bicicletas elétricas, carregadores para veículos elétricos e fornecedores de energia têm também o seu lugar no SAHE – ao todo, são cerca de 60 as marcas que marcam presença na edição deste ano.

Entre as novidades de duas rodas, os destaques vão para a estreia, no evento, da Niu e da Kake, bem como a apresentação da nova e-bike topo de gama KTM Massina Aera 671.

Como habitualmente, o Salão vai incluir também um espaço de conferências, para discussão e apresentação de ideias sobre questões ligadas à mobilidade elétrica e sustentável, temas de especial importância numa altura em que a utilização racional de energia marca a atualidade.

Os parques de estacionamento da Empark localizados na Baixa do Porto irão ter trotinetes elétricas para facilitar as deslocações entre estes locais e o Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico. As trotinetes Bird são de utilização gratuita para os visitantes do Salão, através de um código promocional especial.

Os bilhetes têm um custo reduzido de seis euros, se adquiridos online até 20 de outubro. A entrada é livre para as crianças até 12 anos.

Show More