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Mazda anuncia plano de eletrificação

A Mazda divulgou um plano de investimentos, no valor de 10,2 mil milhões de euros, para eletrificar totalmente a sua gama de veículos até 2030. A marca japonesa está também a considerar investir na produção de baterias.

Com este anúncio, a Mazda revelou novas metas para a comercialização de veículos elétricos, que deverão agora representar entre 25% e 40% das vendas totais globais da empresa, até 2030. Os objetivos anteriores apontavam para uma quota de 25% como máximo, na mesma data.

“Vamos promover o lançamento completo de veículos elétricos a bateria e considerar investir na produção de baterias. Estimamos que a proporção de veículos elétricos da Mazda nas vendas globais aumente para uma faixa entre 25% e 40% a partir de 2030”, declara o comunicado da Mazda.

O plano da marca japonesa contempla três fases. Na primeira, a Mazda vai utilizar a sua capacidade atual, que compreende várias tecnologias de eletrificação, para “produzir produtos atrativos”, que se juntarão ao elétrico a bateria MX-30 e ao híbrido plug-in CX-60: o híbrido MX-30 R EV – um MX-30 em que a bateria é recarregada por um motor a combustão do tipo Wankel – e o SUV híbrido plug-in de sete lugares CX-80.

Numa segunda fase, a Mazda vai introduzir um novo sistema híbrido e, simultaneamente, novos veículos elétricos a bateria, primeiro na China – o mercado de veículos elétricos mais maduro – e posteriormente, entre 2025 e 2027, nos restantes mercados globais.

Finalmente, na última fase, quando tiver já desenvolvido novas capacidades tecnológicas próprias, a marca comprometer-se com o lançamento global de novos modelos elétricos a bateria, entre 2028 e 2030.

O investimento agora anunciado será utilizado para desenvolvimento e produção de novos grupos propulsores elétricos – motores, inversores e redutores –, em conjunto com sete parceiros distintos.

Uma série de joint-ventures juntam a Mazda às empresas Imasen Electric Industrial e ROHM para o desenvolvimento e produção de inversores de alta eficiência; e às empresas Fukuta Electric & Machinery, Ondo, Hiroshima Aluminium Industry, HIROTEC e Chuo Kaseihin, no domínio de motores e sistemas avançados de acionamento elétrico.

O diretor executivo da Mazda, Akira Koga, não forneceu um cronograma detalhado de investimento, explicando que este dependerá da rapidez com que os veículos elétricos se tornem populares. “Acreditamos que uma abordagem multi-solução será eficaz”, acrescentou.

Responsáveis da Mazda também disseram que a empresa estabeleceu um acordo de fornecimento com o fabricante de baterias Envision AESC, para um período limitado entre 2025 e 2027, mas abrem a porta a investimentos neste domínio: “Além disso, gostaríamos de desenvolver uma estratégia de aquisição e segurança, passo a passo”, afirmou Akira Koga.

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